Observatório: Democracia Digital e Governo Eletrônico

Observando o twitter

  • Governo eletrônico
  • Inclusão digital
  • Sociedade do conhecimento

Observando pelos mapas

  • Conselhos de Segurança Pública em SC
  • Defesa Civil no Brasil
  • Instituições de Saúde Pública
  • Instituições de Segurança Pública em Santa Catarina
  • Postos de Coleta de Resíduos
  • Promotorias de Justiça em SC
  • Órgãos Ambientais de Fiscalização

Observando as bibliotecas digitais

  • Cairn - francês

Projetos do grupo

  • Repositório de trabalhos
  • Projeto Mapas observatório
  • Revista Democracia e egov

Projetos de pesquisa

  • Aírton José Ruschel
  • Edson Rosa Gomes da Silva
  • Egon Sewald Junior
  • Giovani de Paula
  • Juliano Tonizetti Brignoli
  • Marciele Berger Bernardes
  • Marcus Vinicius A S Ferreira
  • Paloma Maria Santos

Postagens do grupo

  • Geovana (16)
  • Giovani (25)
  • Grasiela (8)
  • Juliano Brignoli (7)
  • Lazzari (2)
  • MarcusVinicius (10)
  • RUSCHEL (82)
  • STRAPAZZON (29)
  • aires (69)
  • cella (5)
  • edson (44)
  • egon (7)
  • golin (5)
  • helio (19)
  • marciele (20)
  • paloma (18)

Observatório do governo eletrônico


Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/


Seguir no twitter: http://twitter.com/#!/observaoegov

2 de jun. de 2009

Vlogueiros e a “Economia da atenção”: novas concepções de esfera pública e de cultura cidadã.


Dois pesquisadores apresentaram recentemente os resultados de uma ampla investigação sobre o comportamento e a cultura da comunidade do You Tube.

Trata-se do trabalho intitulado Agency and Controversy in the YouTube Community escrito por Joshua Green (pesquisador do Comparative Media Studies e do projeto Convergence Culture Consortium do Massachusetts Institute of Technology) e Jean Burgess, vinculado ao ARC Centre of Excellence for Creative Industries & Innovation da Queensland University of Technology.

O trabalho explica, a partir da análise de 4.320 vídeos, o caráter indeterminado e caótico do YouTube e a sua ascensão à condição de mais proeminente plataforma de mídias participativas. Ter-se tornado uma plataforma disponível e adequada para uma larga escala de participantes e relativamente sem restrições de uso fez do YouTube uma verdadeira instituição: é uma mídia co-criada por várias instituições e indivíduos que a utilizam. Essa abertura e indeterminação do YouTube criou uma oportunidade inédita para os usuários da Internet compartilharem experiências culturais numa escala global.

Burgess e Green pesquisaram a cultura comum do YouTube, as normas e as práticas que emergiram nessa nova plataforma. Aproximadamente metade do que Burgess e Green examinaram pode ser classificado como “usuário-genérico”, e 42% foi classificado como conteúdo tradicional de mídia.

Os pesquisadores descobriram, entretanto, que os usuários individuais são, na sua ampla maioria, contribuintes (i, é, uploaders) e que as instituições tradicionais de mídia são uma pequena minoria desses contribuintes. Isso sugere que os usuários individuais são os que mais contribuem para a geração de conteúdo do You Tube. A pesquisa também mostra que enquanto o conteúdo tradicional de vídeo tem sido “preferido”, os conteúdos criados por usuários são os mais discutidos, pois são os que mais recebem comentários em texto e em vídeos de resposta.

O conteúdo que mais gera discussões e interações no You Tube são os vídeo blogs, ou “vlogs”. Os vlogs são o núcleo do You Tube. São os nodos dessa rede de comunicação. Os vlogers participam e facilitam as discussões, provocam respostas e incluem os outsiders na comunidade que se desenvolve no entorno deles. O Vlog é um gênero de comunicação que estimula a crítica, o debate e a discussão.

Uma interessante conclusão do estudo é que esses vídeos se caracterizam por uma prudente inteligência da “economia da atenção”, e que essa inteligência é frequentemente executada jocosamente e com bom humor.
Diz o estudo que está ficando cada vez mais claro que a incrível popularidade da “economia da atenção” do You Tube – que inclui elevado número de observadores, respondentes e comentadores – é cada vez mais o alvo das estratégias de game dos publicitários.

A pesquisa desafia também a qualificação jurídica atribuída aos usuários regulares de conteúdos on line, que tende a considerá-los consumidores finais de uma cadeia de consumo: não, eles estão no principio da cadeia de consumo, são criadores.

A visão do You Tube como uma mera plataforma de distribuição de vídeos é rigorosamente errada. Muitas das formas de utilização atual do You Tube desafiam diretamente as ideias sobre produção cultural e consumo mais correntes no meio jurídico. A natureza participante e interativa da cultura que prospera no You Tube reflete, de acordo com os autores, mudanças nas ideias comuns sobre a cultura cidadã, sobre educação e cultura e sobre a esfera pública.

Para ter acesso ao artigo, clique aqui
Carlos L. Strapazzon
email: strapazzon.carlos.luiz@gmail.com
Postado por Carlos Luiz Strapazzon às 21:46
Marcadores: STRAPAZZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Links vinculados ao grupo

  • professorando
    Novo portal do professorando
  • e-judiciario
    Maratona PJe
  • Encontro de Governo Eletrônico e Inclusão Digital
    Investasi Tepat Untuk Anak
  • buscalegis
    FRANÇA - Peculiaridades jurídicas do comércio eletrônico
  • Complexidade, conhecimento e sociedade em rede
    NOVO PORTAL da disciplina complexidade, conhecimento e sociedade em rede
  • Laboratório de Informática Jurídica
    NOVO PORTAL da disciplina informática jurídica
  • Biblioteca 325
    NOVO PORTAL da biblioteca do grupo
  • Projetos 325

Disciplinas

  • Disciplina egov 093 (50)
  • Disciplina egov 102 (17)
  • Disciplina egov 103 (25)
  • disciplina egov 092 (34)

Alunos

  • AnaLuisa (4)
  • Angela Iara Zotti (2)
  • Claudia (6)
  • Claudia Bueno (4)
  • Eloi Yamaoka (9)
  • Grasiela (8)
  • Isabela (2)
  • José Paulo (2)
  • Juliano Brignoli (7)
  • Katia (8)
  • Leonor (5)
  • Liz Lanzoni (16)
  • Michella (1)
  • Vanessa Barros (3)
  • canut (5)
  • carla (8)
  • christiano L (3)
  • eloise petter (6)

Eventos

  • Alagoas Digital (4)
  • CONPEDI (2)
  • EVEGOV (7)
  • JAIIO (6)
  • cebit (1)
  • ciawi (1)
  • congesp (1)
  • dexa (1)
  • eges (1)
  • egovis (1)
  • epart (1)
  • eventos (57)
  • fcrc (1)
  • iadis (3)
  • ifip (2)
  • keod (1)
  • sieci (1)
  • subtech (1)
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.